domingo, 28 de outubro de 2012 1 comentários

Turma 22 D na Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura da PBH

No dia 23/10/12 a turma 22D visitou a 3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Tivemos a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido por diversas escolas da capital. Os alunos tiveram a liberdade de escolher os stands que queriam visitar. Assim, foi uma tarde de muito aprendizado, para quem soube aproveitar. Afinal, a liberdade traz responsabilidade. Cabe a cada um saber aproveitar as oportunidades!



Sobre a Feira e Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia

O desenvolvimento de Feiras e Mostras de Ciência, Cultura e Tecnologia tem como foco o protagonismo dos estudantes no seu processo de formação, através do desenvolvimento de projetos de trabalhos, pesquisa, uso da tecnologia, solução de desafios gerados por problemas práticos, valorização da cultura local, do patrimônio e da produção cultural dos educandos.

Nesta proposta, os projetos destinados a gerar os produtos para as Feiras e Mostras de Ciências, Cultura e Tecnologia devem constituir-se de atividades de ensino e aprendizagem realizadas na escola ao longo do ano. Essas atividades devem ter o objetivo de criar oportunidades diferenciadas e de fomentar aprendizagens das diversas disciplinas curriculares que integram as áreas de ciências naturais e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, de  acordo com as Proposições Curriculares. Sob essa ótica, o mais importante não é competir, mas expor trabalhos em ambientes descontraídos concebidos como espaços para aprender e ensinar, para conviver e trocar experiências, contribuindo para a formação dos estudantes e professores.


Vejam, abaixo, algumas fotos tiradas na feira! 

Beijinhos!

Hélia





















terça-feira, 23 de outubro de 2012 17 comentários

A visita da lua...

E recebemos uma visita!

Graças à gentileza da professora Regina, da turma 22C, nós da 22D recebemos a visita da Lua... uma tartaruga muito simpática e esperta! Pois é, quem disse que tartarugas não são rápidas? Essa era bem espertinha!

Só que nós estamos achando que aquela tartaruga estava mais pra Sol do que pra Lua... É que, pelo que percebemos, era uma macho e não uma fêmea!

rsrs...

Mas foi muito divertido!

Olhem só as fotos!









Estou pensando em fazer o "Dia do Animal de Estimação na Escola"... Será?... Não, acho melhor não! Imagina o caos a confusão!

Beijinhos!

Professora Hélia
4 comentários

Mais aulas de História na novela "Lado a Lado"

Queridos alunos

Já estudamos sobre o "nascimento das favelas" e sobre a Guerra de Canudos em nossas aulas de História.

E não é que a novela "Lado a Lado" pode contribuir um pouco mais para retratar esse cenário do Brasil no início da República?

Vale a pena ler o texto abaixo e conferir.

E para ler ainda mais, visite o site de onde foi retirado o texto:

http://tvg.globo.com/novelas/lado-a-lado/Fique-por-dentro/naquele-tempo/noticia/2012/10/naquele-tempo-do-cortico-para-o-morro-da-providencia-que-historia-e-essa.html

Beijinhos!

Professora Hélia


Naquele Tempo... Do cortiço para o Morro da Providência: que história é essa?

 
O surgimento das favelas, quase simultâneo à instauração da República, frustrou as elites, que tentaram mas não conseguiram mandar para bem longe a população pobre do Rio de Janeiro – considerada uma ameaça à modernidade e à ordem da mais importante cidade do país, a Capital Federal.


Uma data de nascimento certa para as favelas talvez não exista. Mas pesquisas indicam que o Morro de Santo Antônio e o Morro da Providência foram as primeiras. Entre 1893 e 1894, soldados que combateram na Revolta da Armada* instalaram-se no Morro de Santo Antônio, no centro da cidade, sendo seus primeiros moradores. Documentos oficiais mostram que em 1897 já havia lá 41 casebres. Hoje, o Morro de Santo Antônio não existe mais pois, nos anos 50, houve o seu desmonte, onde foi aberta a Avenida Chile.

Já a história do Morro da Providência, apesar de controversa, parece ter relação direta com a demolição do cortiço Cabeça de porco, posto abaixo em 1893 pelo prefeito Barata Ribeiro. Alguns moradores, aproveitando restos de madeira colhidos da demolição, teriam subido o morro, próximo ao cortiço destruído, e reconstruído suas casas.

Em 1897, chegaram novos moradores: os soldados que defenderam a República na Guerra de Canudos *, na Bahia. Os ex combatentes exigiam do governo moradia própria, como premiação por terem lutado na guerra. Mas acabaram se instalando informalmente nos terrenos do morro, que passaram a chamar de Morro da Favela.


Durante o combate em Canudos, as tropas oficiais tinham se alojado em torno de um morro chamado “favela”. Tinha este nome justamente por ser coberto por uma planta conhecida como favela. Por lembrança ou semelhança, o morro da Providência remetia os soldados ao local da guerra, explicando assim o novo nome que deram ao morro. Somente nos anos 20 a palavra “favela” tornou-se o substantivo que até hoje é utilizado para qualificar todos os morros e colinas em que há habitações populares.

Em 1904, com o bota-abaixo do prefeito Pereira Passos, mais cortiços e habitações coletivas foram destruídos. E mais uma vez o morro foi uma solução de moradia, não apenas barata mas próxima aos locais de trabalho, evitando a transferência para o distante subúrbio. Tal como a realidade, é para o morro da Providência que se dirigem os personagens da novela.
Apesar de as habitações coletivas terem sido constantemente condenadas pela administração pública, principalmente na área central da cidade, as favelas acabaram sendo toleradas, crescendo com rapidez impressionante.

*Revolta da Armada(1893-1894) – movimento de rebelião contra o governo do marechal Floriano Peixoto, promovido por unidades da Marinha e supostamente apoiado pela oposição monarquista.

*Guerra de Canudos (1896-1897) – confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular e religioso liderado por Antônio Conselheiro, na comunidade de Canudos, no interior da Bahia, terminando com o massacre de civis.

Por Rosane Bardanachvili
sexta-feira, 19 de outubro de 2012 5 comentários

Um pouco de História... Novela "Lado a Lado" e a Revolta da Vacina

Olá, aluno(a) querido da 22D!

Você assiste a novela "Lado a Lado", na Rede Globo?

Se assiste, já deve ter percebido que a novela ambienta-se na mesma época que estamos estudando em nossas aulas de História: o início da República! Sim, pouco depois da Lei Áurea e da Proclamação da República!

É interessante assistir e fazer um paralelo com o que estudamos e o que a novela mostra.

O site globo.com trouxe uma reportagem muito bacana sobre isso, no dia 16/10/2012. Vale a pena ler!

Naquele Tempo... Por que Zé Maria luta com a polícia na Revolta da Vacina?


Nos últimos capítulos de Lado a Lado, vimos que Zé Maria e Caniço estão juntos mais uma vez na resistência a uma medida governamental, que pretendia reurbanizar e sanear a cidade do Rio de Janeiro. Na primeira ocasião, lutaram contra a demolição do cortiço onde moravam, derrubado sem aviso prévio para a construção da Avenida Central.

Agora, trilhando caminhos bastante diferentes, os dois se envolvem na revolta popular contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. O barbeiro, desconfiado das intenções do governo, se envolve nos protestos de rua para defender sua comunidade de um procedimento ainda pouco conhecido pela população: a vacina.
Caniço está a serviço do senador Bonifácio Vieira que, após passar para a oposição, se envolve em uma conspiração para derrubar o governo, remunerando os capoeiras para se infiltrar e promover arruaças nas manifestações de rua. Ao descobrir a real motivação de Caniço em participar do movimento, Zé Maria torna pública a armação do senador.
 

O que é ficção? O que é realidade?

O episódio conhecido como a Revolta da Vacina teve início no Rio, no dia 9 novembro de 1904, quando a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da lei que tornava obrigatória a vacinação, determinando que somente os cidadãos vacinados poderiam, por exemplo, fazer matrícula em escola, conseguir emprego público ou privado, viajar, casar e votar. A imprensa e a oposição criticaram duramente o plano, que classificaram como “despotismo sanitário”, e os protestos rapidamente chegaram às ruas.

Por outro lado, o médico sanitarista Oswaldo Cruz, Diretor Geral de Saúde Pública e autor do regulamento, julgava a medida necessária porque a cidade enfrentava mais uma epidemia da doença, que segundo estatísticas da época, havia matado 4.201 pessoas no Distrito Federal.

"Morra o Governo!" e "Abaixo a Vacina!" foram as principais palavras de ordem do movimento que levou políticos, militares, estudantes e trabalhadores a protestar contra o presidente Rodrigues Alves, que tinha como principal meta de governo a modernização da capital da República.

A rebelião tomou conta das ruas e deputados da oposição organizaram comícios que reuniram milhares de pessoas, visando enfraquecer o governo. Barricadas foram erguidas nas principais ruas do Centro e dos bairros da Saúde e da Gamboa, por populares contrários à obrigatoriedade da vacina e insatisfeitos com as suas péssimas condições de vida.

Uma tropa de militares rebeldes da Escola Militar da Praia Vermelha partiu rumo ao Palácio do Catete, sede do governo, com o objetivo de depor o presidente, sendo contida por forças leais a ele após intenso combate na Rua da Passagem, em Botafogo.

As revoltas foram controladas no dia 16 de novembro, quando foi decretado o Estado de Sítio na capital e se iniciou uma a dura repressão aos revoltosos, com prisões e deportações para o Acre.

Você poderá ler mais, visitando o site de onde esse texto foi tirado:

http://tvg.globo.com/novelas/lado-a-lado/Fique-por-dentro/naquele-tempo/noticia/2012/10/naquele-tempopor-que-ze-maria-luta-com-a-policia-na-revolta-da-vacina.html
Beijinhos!

Professora Hélia
5 comentários

Recordar é viver...

Lembram da nossa dança na Festa Junina? Olha só todo mundo se organizando para a Festa no Interior...

"Nas trincheiras da alegria o que explodia era o amor!"


quinta-feira, 18 de outubro de 2012 3 comentários

Fala sério, 22D!



E não é que já no finalzinho do ano, em pleno outubro, nós endoidamos inventamos de criar um blog?


Pois é...

A turma 22D é uma turma mais que especial, cheinha de alunos criativos, interessados e participativos!

De vez em quando tem que dar um puxãozão puxãozinho de orelha, mas é de levinho, só pra dar uma acordada...

O ano vai terminar, novos colegas e novos professores virão... Mas essa turma ficará para sempre no meu coração!

Beijinhos,

Professora Hélia
 
;