terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mais aulas de História na novela "Lado a Lado"

Queridos alunos

Já estudamos sobre o "nascimento das favelas" e sobre a Guerra de Canudos em nossas aulas de História.

E não é que a novela "Lado a Lado" pode contribuir um pouco mais para retratar esse cenário do Brasil no início da República?

Vale a pena ler o texto abaixo e conferir.

E para ler ainda mais, visite o site de onde foi retirado o texto:

http://tvg.globo.com/novelas/lado-a-lado/Fique-por-dentro/naquele-tempo/noticia/2012/10/naquele-tempo-do-cortico-para-o-morro-da-providencia-que-historia-e-essa.html

Beijinhos!

Professora Hélia


Naquele Tempo... Do cortiço para o Morro da Providência: que história é essa?

 
O surgimento das favelas, quase simultâneo à instauração da República, frustrou as elites, que tentaram mas não conseguiram mandar para bem longe a população pobre do Rio de Janeiro – considerada uma ameaça à modernidade e à ordem da mais importante cidade do país, a Capital Federal.


Uma data de nascimento certa para as favelas talvez não exista. Mas pesquisas indicam que o Morro de Santo Antônio e o Morro da Providência foram as primeiras. Entre 1893 e 1894, soldados que combateram na Revolta da Armada* instalaram-se no Morro de Santo Antônio, no centro da cidade, sendo seus primeiros moradores. Documentos oficiais mostram que em 1897 já havia lá 41 casebres. Hoje, o Morro de Santo Antônio não existe mais pois, nos anos 50, houve o seu desmonte, onde foi aberta a Avenida Chile.

Já a história do Morro da Providência, apesar de controversa, parece ter relação direta com a demolição do cortiço Cabeça de porco, posto abaixo em 1893 pelo prefeito Barata Ribeiro. Alguns moradores, aproveitando restos de madeira colhidos da demolição, teriam subido o morro, próximo ao cortiço destruído, e reconstruído suas casas.

Em 1897, chegaram novos moradores: os soldados que defenderam a República na Guerra de Canudos *, na Bahia. Os ex combatentes exigiam do governo moradia própria, como premiação por terem lutado na guerra. Mas acabaram se instalando informalmente nos terrenos do morro, que passaram a chamar de Morro da Favela.


Durante o combate em Canudos, as tropas oficiais tinham se alojado em torno de um morro chamado “favela”. Tinha este nome justamente por ser coberto por uma planta conhecida como favela. Por lembrança ou semelhança, o morro da Providência remetia os soldados ao local da guerra, explicando assim o novo nome que deram ao morro. Somente nos anos 20 a palavra “favela” tornou-se o substantivo que até hoje é utilizado para qualificar todos os morros e colinas em que há habitações populares.

Em 1904, com o bota-abaixo do prefeito Pereira Passos, mais cortiços e habitações coletivas foram destruídos. E mais uma vez o morro foi uma solução de moradia, não apenas barata mas próxima aos locais de trabalho, evitando a transferência para o distante subúrbio. Tal como a realidade, é para o morro da Providência que se dirigem os personagens da novela.
Apesar de as habitações coletivas terem sido constantemente condenadas pela administração pública, principalmente na área central da cidade, as favelas acabaram sendo toleradas, crescendo com rapidez impressionante.

*Revolta da Armada(1893-1894) – movimento de rebelião contra o governo do marechal Floriano Peixoto, promovido por unidades da Marinha e supostamente apoiado pela oposição monarquista.

*Guerra de Canudos (1896-1897) – confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular e religioso liderado por Antônio Conselheiro, na comunidade de Canudos, no interior da Bahia, terminando com o massacre de civis.

Por Rosane Bardanachvili

4 comentários:

turcamaria199 disse...

todas as atividades sobre a novela lado a lado vou saber responder estou sempre ligada!!! beijao de ellen mariana

José André Neto disse...

prof passando pa ra deixar beijinhos...Adorei o blog vc foi muito criativa...Ass:José André Neto

Anônimo disse...

é professora vc podia fazer mais postagens de novelas, essa materia sobre a novela ficou otima!!! Poste mais.
Bjinhos !!
Izadora

José Andre e Éric Atila disse...

prof passando para deixar beijinhos...Adorei o blog vc foi muito criativa<3<3...Ass:José André e Éric Atila

Postar um comentário

É muito bom receber seu comentário!

 
;