sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Um pouco de História... Novela "Lado a Lado" e a Revolta da Vacina

Olá, aluno(a) querido da 22D!

Você assiste a novela "Lado a Lado", na Rede Globo?

Se assiste, já deve ter percebido que a novela ambienta-se na mesma época que estamos estudando em nossas aulas de História: o início da República! Sim, pouco depois da Lei Áurea e da Proclamação da República!

É interessante assistir e fazer um paralelo com o que estudamos e o que a novela mostra.

O site globo.com trouxe uma reportagem muito bacana sobre isso, no dia 16/10/2012. Vale a pena ler!

Naquele Tempo... Por que Zé Maria luta com a polícia na Revolta da Vacina?


Nos últimos capítulos de Lado a Lado, vimos que Zé Maria e Caniço estão juntos mais uma vez na resistência a uma medida governamental, que pretendia reurbanizar e sanear a cidade do Rio de Janeiro. Na primeira ocasião, lutaram contra a demolição do cortiço onde moravam, derrubado sem aviso prévio para a construção da Avenida Central.

Agora, trilhando caminhos bastante diferentes, os dois se envolvem na revolta popular contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. O barbeiro, desconfiado das intenções do governo, se envolve nos protestos de rua para defender sua comunidade de um procedimento ainda pouco conhecido pela população: a vacina.
Caniço está a serviço do senador Bonifácio Vieira que, após passar para a oposição, se envolve em uma conspiração para derrubar o governo, remunerando os capoeiras para se infiltrar e promover arruaças nas manifestações de rua. Ao descobrir a real motivação de Caniço em participar do movimento, Zé Maria torna pública a armação do senador.
 

O que é ficção? O que é realidade?

O episódio conhecido como a Revolta da Vacina teve início no Rio, no dia 9 novembro de 1904, quando a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da lei que tornava obrigatória a vacinação, determinando que somente os cidadãos vacinados poderiam, por exemplo, fazer matrícula em escola, conseguir emprego público ou privado, viajar, casar e votar. A imprensa e a oposição criticaram duramente o plano, que classificaram como “despotismo sanitário”, e os protestos rapidamente chegaram às ruas.

Por outro lado, o médico sanitarista Oswaldo Cruz, Diretor Geral de Saúde Pública e autor do regulamento, julgava a medida necessária porque a cidade enfrentava mais uma epidemia da doença, que segundo estatísticas da época, havia matado 4.201 pessoas no Distrito Federal.

"Morra o Governo!" e "Abaixo a Vacina!" foram as principais palavras de ordem do movimento que levou políticos, militares, estudantes e trabalhadores a protestar contra o presidente Rodrigues Alves, que tinha como principal meta de governo a modernização da capital da República.

A rebelião tomou conta das ruas e deputados da oposição organizaram comícios que reuniram milhares de pessoas, visando enfraquecer o governo. Barricadas foram erguidas nas principais ruas do Centro e dos bairros da Saúde e da Gamboa, por populares contrários à obrigatoriedade da vacina e insatisfeitos com as suas péssimas condições de vida.

Uma tropa de militares rebeldes da Escola Militar da Praia Vermelha partiu rumo ao Palácio do Catete, sede do governo, com o objetivo de depor o presidente, sendo contida por forças leais a ele após intenso combate na Rua da Passagem, em Botafogo.

As revoltas foram controladas no dia 16 de novembro, quando foi decretado o Estado de Sítio na capital e se iniciou uma a dura repressão aos revoltosos, com prisões e deportações para o Acre.

Você poderá ler mais, visitando o site de onde esse texto foi tirado:

http://tvg.globo.com/novelas/lado-a-lado/Fique-por-dentro/naquele-tempo/noticia/2012/10/naquele-tempopor-que-ze-maria-luta-com-a-policia-na-revolta-da-vacina.html
Beijinhos!

Professora Hélia

5 comentários:

Elizandra disse...

Ah que pena, o ano ta acabando! Eu queria ter o poder de voltar tudo de novo!. Mas a professora Hélia estará sempre em nossos corações...

Unknown disse...

oi agora eu vou ver novela todos os dias a novela so para responder a pergunta que voce fes la na sala viu Helha

Unknown disse...

Meus amores...

Também fico triste quando penso que o ano está acabando, só porque vocês vão pro 6º ano e não vão ser meus alunos mais... Se bem que vocês vão ser meus alunos pra sempre! Ou vocês pensam que, mesmo depois de adultos, não vão me encontrar na rua e me chamar de professora?? rsrs... Beijos!!

Anônimo disse...

ah essa novela,bem interessante,nunca ví,mas o assunto e bom e fala um pouco sobre aquela época da Escravidão

Anônimo disse...

A novela e ótima,fala sobre o inicio da república que foi o período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas.

Postar um comentário

É muito bom receber seu comentário!

 
;